-

-

REFERÊNCIA HISTÓRICA


A Confraria do Senhor dos Passos, da Cidade de Valongo, foi instituída no Ano de 1710.

Foi seu instituidor João Vieira de Mesquita, homem abastado, natural de Fânzeres.
Este, marido extremamente ciumento, duvidava da fidelidade de sua mulher, e um dia, em que o seu doentio ciúme atingiu o auge, apoderou-se dela e levou-a para uma propriedade que possuía no lugar do Moinho do Ouro, em Valongo.
A viagem foi dramática e penosa, pois o marido desvairado fez sua desditosa mulher, senhora de condição, percorrer a longa distância entre Fânzeres e Valongo, através de montes e vales, descalça e sob os mais humilhantes enxovalhos.
Rodaram os anos, e a verdade desnudou-se: o marido ciumento veio a certificar-se de que havia cometido uma tremenda injustiça, pois sua mulher sempre havia sido esposa exemplar.
Então, torturado pelo remorso, o marido arrependido decidiu, para desagravo do seu erro, instituir uma confraria que recordasse à posteridade os passos dolorosos da sua desventurada mulher.
E assim nasceu a Confraria do Senhor dos Passos, também conhecida pela designação de Confraria dos Santos Passos.
Esta Confraria tem Capela privativa, que fica situada ao lado da Igreja Matriz de Valongo. Nessa Capela está sepultado o seu instituidor. Uma pedra, com uma inscrição, cobre a sua sepultura, aberta no meio do pavimento.
Esta Capela tem um altar com três Santuários com as imagens da Senhora da Soledade, Senhor dos Passos e Senhor "Ecce Homo", respectivamente à esquerda, ao centro e à direita.
Os três Santuários são encimados por um "Calvário" que outrora era composto por sete figuras em tamanho natural. Presentemente nele estão colocadas outras imagens provenientes de "passos", que tendo sido edificados pela piedade dos homens foram depois demolidos pelo camartelo do... progresso.
Graças ao bairrismo do Povo de Valongo e à generosidade de algumas Famílias ilustres da Cidade, entre as quais é dever destacar a Família Alves Saldanha, a Confraria do Senhor dos Passos foi sucessivamente enriquecida com valiosas alfaias, que pela sua riqueza e valor artístico podem, sem qualquer exagero de bairrismo, considerar-se como das melhores, no género, do País.
Entre essas alfaias destacam-se: a túnica do Senhor dos Passos, que é de veludo roxo, bordado a ouro; o vestido e o manto da Senhora da Soledade, que são de finíssima seda, também bordados a ouro; o pálio, feito de gorgorão roxo belamente bordado a ouro e prata.
Este último é uma peça de valor inestimável que, só por si, constitui legítimo orgulho para a Cidade de Valongo. Foi ofertado à Confraria, em 1905, pelo falecido e ilustre Valonguense João Alves Saldanha.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



quinta-feira, 28 de outubro de 2010

S. Simão e S. Judas Tadeu | Apóstolos - 28 de Outubro

Recordamos hoje, 28 de Outubro, no Calendário Litúrgico, S. Simão e S. Judas Tadeu, Apóstolos.

Imagem de S. Simão - Que se Venera na Capela de Nª SRª da Hora em Valongo

Nota Histórica:
O nome de Simão figura em undécimo lugar na lista dos Apóstolos. Dele se sabe apenas que nasceu em Caná e que tinha o denominativo de «Zelotes».

Imgem de S. Judas Tadeu - Que se Venera na Sé Primaz de Braga

Nota Histórica:
Judas, de sobrenome Tadeu, é o Apóstolo que na Última Ceia perguntou ao Senhor por que razão Se manifestava aos seus discípulos e não ao mundo (Jo 14, 22).
Em razão da tremenda traição de Judas Escariotes contra o nosso Salvador, o nome de Judas adquiriu tão má reputação que até o Santo Apóstolo, Judas Tadeu, sofreu com isso. Parece querer Nosso Senhor reparar a honra deste Apóstolo acudindo aos que em grande aflição recorrem a S. Judas Tadeu.
Judas Tadeu era muito próximo parente de Jesus e Maria. Este glorioso Apóstolo foi muito zeloso em espalhar o Evangelho. Converteu uma multidão de almas e acabou a sua vida por uma morte heróica. Nosso Senhor disse a Santa Brrígida que recorresse a S. Judas Tadeu em conformidade com o seu apelido «Tadeu» (o amável, amoroso) porque «Ele gostará muito de acudir».

ORAÇÃO COLECTA

Deus de infinita misericórdia, que nos fizestes chegar ao conhecimento do vosso nome por meio dos bem-aventurados Apóstolos, concedei-nos, por intercessão de São Simão e SãoJudas, que a vossa Igreja cresça continuamente com a conversão dos povos ao Evangelho.Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

EVANGELHO Lc 6, 12-19
«Escolheu doze, a quem chamou apóstolos»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas Naqueles dias, Jesus subiu ao monte para rezar e passou a noite em oração a Deus. Quando amanheceu, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, a quem deu o nome de apóstolos: Simão, a quem deu também o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu, Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado o Zelota; Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor. Depois desceu com eles do monte e deteve-Se num sítio plano, com numerosos discípulos e uma grande multidão de pessoas de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidónia. Tinham vindo para ouvir Jesus e serem curados das suas doenças. Os que eram atormentados por espíritos impuros
também ficavam curados. Toda a multidão procurava tocar Jesus, porque saía d’Ele uma força que a todos sarava.
Palavra da salvação.

Na Missa votiva de todos os Santos Apóstolos, utilizam-se as leituras precedentes.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Aceitai, Senhor, as ofertas que Vos apresentamos,
ao recordar a glória dos apóstolos São Simão e São Judas
e fazei-nos celebrar dignamente estes santos mistérios.
Por Nosso Senhor.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que nos alimentastes com os vossos sacramentos
na festa do glorioso martírio de São Simão e São Judas,
pela virtude do Espírito Santo, que actua nestes mistérios,
confirmai-nos sempre no vosso amor.
Por Nosso Senhor.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Missão 2010 | Outubro: Missão

(vídeo correspondente ao mês de Outubro)

sábado, 2 de outubro de 2010

Missão 2010 - Diocese do Porto

Missão 2010
No âmbito da Missão 2010, da Diocese do Porto que teve o seu inicío em Janeiro, e dada a abrangência da Temática - Missão 2010 "Correponsabilidade para a Nova Evangelização", faz todo o sentido que neste blogue, se explique em que consiste.
A “Corresponsabilidade para a Nova Evangelização” é o lema da Missão 2010 que está já no terreno, na Diocese do Porto. O dia 28 de Maio de 2009 foi o momento alto da pré-preparação da Missão 2010. Após vários meses de trabalho conjunto com os responsáveis dos Secretariados Diocesanos, reuniões sectoriais e recolha de partilhas junto dos diversos órgãos de consulta, formais e informais, o Senhor D. Manuel Clemente apresentou à comunidade diocesana, representada nas cerca de 2000 pessoas que fizeram pequeno, nesse dia, o Grande Auditório da Casa Diocesana de Vilar, o esboço da programação proposta para o Ano 2010.
Ficou bem claro para todos que o programa apresentado não fechava a capacidade de iniciativa das comunidades. Pelo contrário, as indicações programáticas apresentadas queriam ser catalisadoras das programações locais. Aliás, o timing escolhido para a apresentação quis presentear os Conselhos Paroquias de Pastoral e todos os agentes de pastoral local com informações e subsídios que facilitassem o enquadramento da metodologia da Missão 2010 na programação dos respectivos calendários de actividades paroquiais e vicariais, bem como a programação própria das comunidades religiosas e das associações, dos movimentos e obras.
A metodologia da Missão 2010 é a seguinte: cada mês tem uma palavra-chave que pretende, tanto quanto possível, resumir a dinâmica principal do respectivo mês. Os Secretariados Diocesanos apresentam, para cada mês, uma actividade de referência. As palavras-chave e as actividades referência foram salientadas das vivências culturais próprias de cada mês.

Janeiro entra no ano ao ritmo do «Anúncio». A dinâmica proposta é o “Canto das Janeiras”. Cada comunidade, paróquia, capelania, reitoria, instituto, congregação, associação, movimento ou obra laical é convidada a criar, dar continuidade ou retomar o “Canto das Janeiras" anunciando em espaços públicos o Natal de Cristo para a vida do mundo. A actividade referência aconteceu no dia 23 de Janeiro, no Palácio de Cristal, com a participação de grupos oriundos das 4 regiões pastorais
...
Em Outubro vive-se a «Missão», com a realização, a 23 e 24, do Congresso missionário que será já um reviver do caminho feito dos meses passados em Missão.
Pe. Américo Aguiar, Vigário Geral da Diocese do Porto
(para ver as actividades de referência próprias dos meses não descritos) - clique -
Missão 2010

Senhor "Ecce Homo" - Senhor da Cana Verde

Senhor "Ecce Homo" - Senhor da Cana Verde

Vídeos