A Confraria do Senhor dos Passos, realiza no próximo fim de semana (17 e 18 Março), as tradicionais procissões dos Santos Passos, que completam 302 anos.
O Programa comtempla no Sábado, às 21:30h, a Procissão de Nossa Senhora da Soledade, que segue o itinerário dos Passos ou Calvários: Igreja Matriz, Rua de Sousa Paupério, Rua Dr. Nunes da Ponte, Rua de S. Mamede, Praça Machado dos Santos, Rua do Padrão, Rua João Lino Castro Neves, Rua Joaquim Marques dos Santos, finalmente recolhe na Capela de Nossa Senhora das Neves, na referida Praça Machado dos Santos.
No Domingo, às 11:00h haverá Eucaristia na Igreja Matriz, pelas 15:30h sairá a Majestosa e Solene Procissão do Senhor dos Passos, da Igreja Matriz, percorrendo a Rua de Sousa Paupério, Rua Dr. Nunes da Ponte, Rua de S. Mamede, Praça Machado dos Santos, Rua Joaquim Marques dos Santos, Rua da Passagem, Rua Alves Saldanha, Rua do Padrão, Praça Machado dos Santos, Rua de S. Mamede, Rua Dr. Nunes da Ponte, Rua Conde Ferreira e fazendo posterior viragem à esquerda, em direcção à Igreja Matriz, onde recolhe.
Na Praça Machado dos Santos integra-se na Procissão o andor de Nossa Senhora da Soledade, que ali ficará na véspera na Capela de Nossa Senhora das Neves.
No Padrão realizar-se-á o Sermão do Encontro, que este ano será proferido pelo Cónego João Peixoto, no decurso do sermão, os ouvintes assistem ao comovente encontro de Jesus com sua Mãe Dolorosa, a Senhora das Dores ou Soledade.
Nesta procissão desfilam as figuras que intervieram no julgamento, condenação e morte de Jesus: soldados, algozes e inimigos; Cireneus e amigos, Madalenas arrependidas e piedosas mulheres. O Próprio Jesus, o Senhor dos Passos, levando a Cruz às costas, atravessa as ruas da Cidade, como outrora percorreu as de Jerusalém.
Permanece o convite para quem pretender participar, envergando alguma roupa das diversas figuras que integram nas Procissões.
Agradecemos a todos, que de alguma maneira quiseram dar o seu contributo, especialmente à População de Valongo que generosamente contribuiu para que mais um ano se concretizasse esta tradição. Agradecemos também, à Entidade Regional de Turismo 'Turismo do Porto e Norte de Portugal', através da Delegação de Turismo Religioso que divulgou esta tradição nos diversos meios de comunicação.