Realizam-se, este fim de semana (14 e 15 de março), as Seculares Procissões dos Santos Passos.
Passados 305 anos, a Confraria do Senhor dos Passos, volta a cumprir a Tradição. As ruas da Cidade, enchem-se para assistirem à recriação dos últimos Passos de Jesus.
No Sábado, às 21h30, a Procissão de Nossa Senhora da Soledade, com saída da Igreja Matriz, com o seguinte itinerário:
desce a rua de Sousa Paupério, rua Dr. Nunes da Ponte, rua de S. Mamede, Praça Machado dos Santos (lado esquerdo), rua do Padrão, rua João Lino Castro Neves, rua Joaquim Marques dos Santos, finalmente recolhe na Capela de Nossa Senhora das Neves, na referida Praça Machado dos Santos (lado direito).
Nesta Procissão, a iluminação pública será apagada, dando lugar à luz dos círios e luminárias que, os moradores colocam nas fachadas de suas casas.
Os Irmãos da Confraria e fiéis que incorporam na Procissão levarão opas e o círio, assim como, todos os devotos que, acompanham o andor de N.ª Sr.ª da Soledade. No percurso, ouve-se, o canto do "Miserere", nos locais onde existem e existiram Capelas/nichos dos Passos da paixão, assim como, os belos reportórios musicais interpretados pela Banda de Música.
No Domingo, às 11h00, na Igreja Matriz haverá Eucaristia Solene, presidida pelo Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos.
A partir das 15h30, sairá a Solene Procissão do Senhor dos Passos, que segue o itinerário:
- Igreja Matriz, desce a rua de Sousa Paupério, rua Dr. Nunes da Ponte, rua de S. Mamede, Praça Machado dos Santos (lado direito), integra-se na Procissão o andor de Nossa Senhora da Soledade, que ali ficará na véspera na Capela de N.ª Sr.ª das Neves. Continua pela rua Joaquim Marques dos Santos, rua da Passagem, rua Alves Saldanha, rua do Padrão, Praça Machado dos Santos (lado esquerdo), rua de S. Mamede, rua Dr. Nunes da Ponte, sobe, a rua Sousa Paupério, em direção à Igreja Matriz, onde recolhe.
À semelhança de outros anos, haverá uma recriação Histórica de quatro Passos da Paixão de Cristo, onde, em tempos existiram pequenas Capelas/Nichos. Além das que existem terá, a recriação do Passo da Queda de Jesus (Jesus cai pela primeira vez) na rua Joaquim Marques dos Santos; Passo do Cireneu ou Simão de Cirene (Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar a Cruz) na rua do Padrão; Passo da Verónica (limpa o rosto de Jesus) na rua de São Mamede; Passo das Filhas de Jerusalém (Jesus encontra as mulheres de Jerusalém) na rua Sousa Paupério.
No Padrão realizar-se-á o Sermão do Encontro, que este ano será proferido pelo Reverendo Pe. Manuel Morujão. No decurso assiste-se ao comovente Encontro de Jesus e Sua Mãe, a Senhora da Soledade. Nesta Procissão, integram as figuras que intervieram no julgamento, condenação e morte de Jesus: soldados, algozes e inimigos; Cireneus e amigos, Madalenas arrependidas entre outras figuras. O Próprio Jesus, o Senhor dos Passos, levando a Cruz às costas, atravessa as Ruas da Cidade, como outrora percorreu as de Jerusalém.